quarta-feira, 5 de junho de 2013

# 1: As primeiras pílulas para sua cura: saúde financeira preventiva

Tal qual quando se vai a um médico depois de uma enfermidade, temos a tendência de só tomar providências quando determinada situação já se formou - quando a doença já está instalada e causando danos, Geralmente, não temos “o bom hábito” da prevenção em quase nenhum setor de nossa vida. De maneira inconsciente, formamos atitudes sabotadoras conosco mesmos , quando algo pode representar um risco para nossos desejos mais imediatos. Podem ser hábitos de muitos anos sobre os quais, às vezes, é difícil até de se pensar, imagine mudar.


Muitas vezes, esses hábitos são oriundos de um estado mental e a compulsão é um deles. Tentamos compensar estados de depressão ou tristeza de alguma forma. Doces e frituras calóricas são ótimos, mesmo que engordem, entupam as veias e tragam efeitos devastadores a longo prazo para a saúde:  aliviam o meu "stress"...



Dia desses, alguém muito querido me pediu para pensar em algo que não usasse por hábito em minha vida, mas que precisasse muito e que não fosse a minha praia. O que vocês imaginam que respondi?? Nunca me preocupei em evitar doces, sabia que devia evita-los pois tenho intolerância à glicose com tendência a diabetes, mas não me preocupo muito com isso. Se é bom, eu como quando quero e Deus me protegerá de todos os males. Assim é o seu comportamento perante suas finanças pessoais?? Sabe que precisa, não gosta de pensar sobre o assunto (não é sua praia) e tem consciência que ali adiante isso trará prejuízos? Gasta mais do que ganha, utiliza o.cartão de crédito de forma indiscriminada, não tem prioridades, não tem um orçamento pessoal (o que é isso mesmo??) e, o pior, não faz a mínima ideia para onde vai seu dinheiro... Hábitos estes que estão arraigados em nossa sociedade de consumidores "top", sempre prontos a atender os apelos da mídia que não perdoa, indiscriminadamente ataca os mais fortes e mais fracos. Sim, haverá consequências. E isto eu posso afirmar com certeza.


Então, aí vai sua PRIMEIRA GRANDE LIÇÂO:  adote o hábito (chato, mas necessário) de anotar todas suas receitas e despesas ao fim de cada dia. Mesmo as mais insignificantes, tipo uma gorjetinha para o "flanelinha" e aquela tarifa do banco. Você nem imagina o que estas "pequenas" despesas cotidianas representam na sua "performance financeira". Para esta tarefa, e para quem tem um smartphone (que é a grande maioria), eu indico o aplicativo "MoneyWise" para Android e IOS. Mas vale dizer que a velha cadernetinha também funciona!


Esta deverá ser sua primeira providência. Qualquer dúvida de como usar este aplicativo fico à disposição.


Espero que tenham gostado!

Um abraço do Diskin

4 comentários:

  1. Adorei as tuas considerações, ja estou anotando tudinho. E estou ficando assuntada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada vez mais estarei te ajudando a "assuntar" sobre finanças;;Muito obrigado por ter me ajudado tanto..beijos

      Excluir
  2. oi, Jaques, Parabéns pelo Blog!
    Já venho acompanhando tuas dicas pelo FB e, confesso, finanças "não é a minha praia", mas dá para aproveitar muita coisa. Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Ira.. Espero que finanças comece a ser a sua "praia" de agora em diante.. E estou aqui para contribuir no que puder,abração

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua colaboração ..Muito obrigado