sexta-feira, 7 de junho de 2013

Buffet livre ou a quilo???

Imagine-se num almoço cotidiano, talvez sua realidade diária . Tem um grande "buffet" à sua frente: R$ 41,00 por quilo ou R$ 23,00  livre. O que você escolheria? O que precisa comer na medida certa para acabar com sua fome? Repetir várias vezes, de forma a experimentar quase todos os pratos e sobremesas  que te enchem os olhos, mesmo que ultrapasse  o limite do seu estômago??
Neste pequeno exemplo, certamente você vai responder que escolheria o que  normalmente tem escolhidoo há meses ou anos. Tornou-se um hábito você optar por  determinada forma de se alimentar. Dificilmente você vai pensar se esta escolha sairia mais barato ou caro para você. Ou se seria mais saudável em seu bolso ou à sua saúde. Ainda que pare para pensar sobre isso naquele momento, provavelmente sua  atitude não será diferente.


Geralmente adquirimos um hábito de forma a saciar nossos desejos mais íntimos, mesmo que isto pareça um absurdo aos olhos dos outros. Raramente paramos para pensar se determinado costume é prejudicial ou não,  caso não exista um estimulo externo palpável. Talvez nunca mudemos sem um bom motivo que nos empurre para uma nova atitude.
Então fica a pergunta: o que  faria você mudar algum hábito? Certamente se alguma outra escolha ou opção aparecesse e que te compensasse de desistir do que você normalmente faz e gosta... Não adiantaria somente expor aqui um milhão de motivos para você passar a se alimentar somente do "tamanho" da sua fome. Talvez você trocasse a forma de almoçar, caso,  por exemplo, eu te prometesse um sorvete às três da tarde. Ou, mais radicalmente, se você caísse doente por causa desse seu hábito pouco saudável.
Assim, hábitos são construídos a partir de escolhas que fazemos todos os dias, e depois de um tempo, consolidam nossos valores. Mudar estes valores ou não, vai depender -  e muito - de quem ou de que argumentos serão capazes  de te convencer com outras escolhas e valores. Vale dizer que a mudança nunca deve arriscar sua essência e seu bem estar. Não existem padrões...Cada pessoa é um universo cheio de possibilidades.
Então fica a pergunta: o que faria você mudar seus hábitos financeiros? Será preciso acontecer algo mais radical ou chegar ao caos financeiro para mudar de atitude? Será que não dá para, aos poucos, começar a repensar certos costumes?

Quem sabe começar a pensar sobre o assunto já não é um começo?

Abração do Diskin e até a proxima! 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito sua colaboração ..Muito obrigado