terça-feira, 15 de julho de 2014

Você está gastando ou investindo? Como melhorar a sua performance financeira!!! ( Parte 1)



Quando ministro um curso ou uma palestra a primeira pergunta que faço é : Vocês estão gastando ou investindo ao inscrever-se aqui ? Geralmente é uma pergunta que sempre deixa alguma dúvida!

Um dos principais princípios para uma vida financeira saudável é saber consumir com sabedoria e consequentemente, investir com qualidade. E saber a diferença entre o que é realmente um passivo e um ativo financeiro. O quanto antes você começar a aplicar estes conceitos, melhor para sua independência financeira.

 Por exemplo, voltando à pergunta inicial, quando você resolve fazer um curso de especialização, você considera estar investindo ou gastando dinheiro?


Se responder gastando ou investindo, ambas as respostas podem estar corretas, avaliado o seu objetivo final. Se estiver cursando uma especialização ou qualquer curso de graduação, objetivando aumentar seus rendimentos futuros, você estará investindo. Caso contrário, estará gastando. Claro que não estamos aqui avaliando aspectos intangíveis e importantes do conhecimento humano, mas, o puramente financeiro, que é nosso tema.

Da mesma forma, você poderia estar adquirindo um imóvel e, novamente, estar gastando ou investindo, dependendo do objetivo. Se receber  aluguel ou tem a intenção de vendê-lo no futuro com lucro, você estará investindo. Se for usado somente para sua moradia a longo prazo,  adquirido por um financiamento, os juros pagos e a depreciação do imóvel,  provavelmente estarão representando um passivo, mesmo que isso represente a necessidade do momento.

Por isso, é importante priorizar a aquisição de ATIVOS e não PASSIVOS financeiros!

 UM ATIVO é algo que você adquire e que vai gerar rendimentos futuros ou imediatos. Já um PASSIVO irá gerar somente despesas, e o seu uso não proporcionará incremento na sua renda.

Outro exemplo é o seu carro. Se você o adquiriu somente com o objetivo de ter um meio de locomoção para si e sua família, você tem um PASSIVO dos grandes, diga-se de passagem! Mas, se usar seu veículo para aumentar a renda de seu trabalho, será um ATIVO, desde que os rendimentos adicionais advindos, sejam maiores que os gastos com IPVA, seguros, combustível, estacionamento, taxas e manutenção.

Quanto mais ativos você acumular e quanto mais cedo começar, mais perto você estará da sua INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA, que seria o último estágio, em uma pirâmide de acumulação. Chegando a este patamar, você só irá trabalhar se quiser, e como quiser, já que as suas despesas e o seu modo de vida serão pagos, exclusivamente, pelos rendimentos gerados pelos seus ATIVOS. Claro que quanto maior forem  suas necessidades e seu modo de vida , mais acumulação você irá precisar.

 É o que fazem os milionários!

O primeiro passo seria começar desde já a poupar pequenos gastos do seu dia a dia e, à medida que for aprofundando os seus conhecimentos, começar a investir da forma correta e disciplinada todos os meses, conforme o seu horizonte de investimento.

LEMBRE-SE: QUANTO MAIS CEDO COMEÇAR A POUPAR COM ATIVOS DE QUALIDADE, MAIS RÁPIDA SERÁ SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA.!
VOCÊ TEM QUE PRIORIZAR O DINHEIRO TRABALHANDO PARA VOCÊ E NÃO O CONTRÁRIO. OU SERÁ APENAS UM ETERNO PAGADOR DE CONTAS !

Na tabela abaixo, é demonstrado, a título de exemplo, o quanto você poderá economizar ao longo do tempo, considerando 4 valores ínfimos, que poderiam ser facilmente administrados durante todo mês. Claro que sempre poderemos aumentar a acumulação, à medida que os ganhos cresçam com o tempo! Esta é a ideia:






















.




























































































































3 comentários:

  1. Neste pequeno resumo do trabalho de Jaques Diskin, considero muito importante a Leitura e Divulgação de todos, o que recomendo. É motivador e encoraja a cada indivíduo que assimilar quanto a importância da necessidade de ter um objetivo pessoal a ser atingido em sua vida, com o devido planejamento . Parabéns ao seu trabalho Jaques.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua colaboração ..Muito obrigado