segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

É fácil ficar rico no Brasil ?


A resposta para esta pergunta título da postagem é simples e curta : Não é nada fácil ficar rico no Brasil de forma honesta ! Seja pela burocracia, seja pelos impostos elevados, seja pela instabilidade econômica, é preciso ter muita competência para se tornar uma pessoa realmente próspera no Brasil.

  E considerando que você não seja um corrupto atravessador de dinheiro publico de plantão ( tipo muito comum ultimamente) ,  esteja envolvido em algum mercado ilícito de drogas ou armas , nem conta com a sorte da Mega Sena ou uma herança de alto valor intrínseco,  a trajetória dos homens ricos e honestos aqui não é nada fácil.

E mais.  Exceto que você seja um executivo de ponta numa Empresa de alto valor e de renome e que ganhe milhões de Reais  no PLR,. eu diria que é quase impossível ficar rico no Brasil trabalhando para alguém !
Um bom emprego público pode até te dar um conforto merecido, uma boa casa em um lugar legal, um bom carro , bons restaurantes,  uma ou duas viagens internacionais por ano, tipico da nossa classe média alta ( e da alta rotina), mas geralmente isentos de ativos que possam trabalhar por você, . Ou seja, um conforto dependente EXCLUSIVAMENTE do  trabalho.

E geralmente muito dispendioso, já que este grupo de pessoas só tem o conforto e o consumo como "válvula de escape".  O que traz  alguns riscos, já que nossa própria existência é uma constante incógnita.

Mas mesmo assim, nem todo mundo fica feliz com esta boa rotina de conforto, mas muitas vezes estressante. Afinal, o ser humano é geralmente inteligente, inquieto e muitas vezes fica desconfortável com este tipo de vida. Exceto se você tiver a lógica de um contador, esta vida pode se tornar um pesadelo ao longo dos anos.

 Quem já não ouviu a história de pessoas que largaram um bom emprego público para se dedicar a algo que amam fazer?  

Afinal , temos alguma saída ?

Bem, Primeiramente quero esclarecer  que não sou contra alguém procurar emprego e viver dele. Longe disso ! Afinal nossa cultura é praticamente dirigida desde pequenos a este objetivo,  já que somos um povo que não é acostumado com o que chamamos de risco. Primamos pela "estabilidade" vivencial! É cultural.

 E sim, acredito que um emprego é o meio para se conseguir chegar a algo mais emocionante e que tenha um verdadeiro significado para você, Precisamos antes de tudo ter o nosso "colchão" financeiro, se aspirarmos algo como o empreendedorismo,

Aí chegamos no ponto que eu queria abordar .

Se você pesquisar sobre as grandes fortunas do mundo ( desde Bill Gates até Warren Buffet)  , quase todos começaram do zero e em algum ponto da carreira, optaram por algum tipo de empreendimento. Tiveram um "insight" e acreditaram que valia a pena investir naquilo, mesmo com riscos. E foram em frente ! Muitas noites em claro depois, conseguiram seu lugar no mundo.

 E o mais importante; Ao contrário do que muitos pensam, ninguém empreende algo somente com a visão de enriquecer. Não é esta a principal motivação.  A primeira é certamente a vontade de fazer algo que gosta e sabe fazer. Botar a criatividade em prática. Aprofundar conhecimentos, Não basta empreender. Tem que saber fazer isso . Ter talento.  Talvez seja do próprio "DNA" da pessoa,

Se você montar um negócio exatamente igual ao do vizinho e sem o planejamento estratégico/ financeiro adequado, certamente não logrará êxito. Mesmo as franquias precisam ser estudadas  a fundo na localidade de destino ( mercado, quantidade e localização das franquias locais, capacidade empreendedora do franqueado, etc)

Legal né, ??   Opss, Faltou uma coisa bem importante, Você sabe investir  com inteligência?

Uma coisa é ganhar, seja o salário ou o pro labore., Outra é saber lidar com o que ganha.  Por ai que vai nosso segundo aparte :

Saber investir bem é um conjunto de habilidades necessárias para que seu dinheiro não perca o poder de compra e se possível lucrar em qualquer cenário, independentemente do seu tipo de negócio. Estas habilidades consistem em :

- Poupar parte do que ganha como essencial;

- Leia e veja todos dos dias os programas de economia doméstica.Só assim poderá  conhecer/prever  o cenário econômico atual e  futuro,  afim de formar estratégias de investimentos inteligentes, pré, pós fixados, renda variável, bem como os  chamados investimentos de "proteção " ( o dólar e o ouro seriam  exemplos num momento de crise);

- Invista seu tempo e dinheiro  em capacitação  financeira e de investimentos de qualidade  ( fuja dos micos e cursinhos que só querem tirar sua grana com apelos baratos e "clichês" do momento) ;

-Conhecer os tipos de investimentos e sua mecânica de liquidez e composição, independentemente do que seu gerente de banco te recomende (Lembre -se : Gerente tem metas para ELE , não para VOCÊ);

- Diversificar seus investimentos de forma a minimizar os riscos, monitorando-os constantemente quando da expectativa de mudança do cenário econômico;

- Colocar cada fatia de seus investimentos conforme seu horizonte de aplicação. Lembre-se : ativos de maior risco como ações e fundos imobiliários têm uma visão de longo prazo e exigem conhecimento e pesquisa, Assim como títulos federais de longo prazo. E se você aplicar em boas empresas, pode ter um altíssimo lucro em poucos anos, tanto pelo lucro com a ação, como pelos dividendos., Não estou falando aqui das oportunidades do "day trade" ou "short trade" que são para os "experts" em análise técnica.Aí os riscos serão maiores mas possíveis;

- Alocação de ativos conforme seu perfil de apetite ao risco ( conservador, moderado.ou agressivo)

e finalmente :

"SOMENTE ATIVOS DE MAIOR RISCO É QUE FARÃO A DIFERENÇA NA SUA PERFORMANCE FUTURA DE ACUMULAÇÃO DE CAPITAL  E NO MENOR TEMPO POSSÍVEL"

Conclusão ?

Sim. É possível ficar rico no Brasil de forma honesta. Empreendendo e com investimentos bem estruturados e lucrativos, Disposição e conhecimento são pré requisitos,

Gostou? Deixe aqui seus comentários

Até a próxima . Espero que eu tenha te inspirado.

Um comentário:

Agradeço muito sua colaboração ..Muito obrigado