quinta-feira, 28 de novembro de 2013

"Para Quem Não Sabe Para Onde Vai Qualquer Caminho Serve: As lições de Alice"



 O vídeo  ao final,, no desenho "Alice no País das Maravilhas" nos traz uma boa reflexão que eu gostaria de compartilhar :
Em certo trecho,  Alice pergunta ao gato:
Alice: Eu só queria saber que caminho tomar?
Gato: Isto depende do lugar onde quer ir
Alice: Realmente não importa desde que eu...
Gato: Não importa?. Que caminho tomar?? O coelho branco foi por aqui
Alice: Que coelho branco??  :

Afinal  qual a mensagem que este trecho  e o seu desfecho nos leva a refletir e o que isso tem a haver com seu comportamento financeiro??


Basicamente o tema é sobre a entrada na vida adulta, a dificuldade da tomada de decisões (quando ela tem que decidir se vai se casar, ou seguir o coelho branco, ou ainda se vai enfrentar o dragão). Fala sobre a autonomia que se deve ter para decidir seu futuro ao invés de se deixar levar pela forma como a sociedade, família, conhecidos, tentam impor e como deve agir. 

Viu alguma semelhança desta história com seu comportamento financeiro e como você lida com seu dinheiro ??

Certamente a maioria das pessoas atuam na vida real de forma automática e inconsciente quando  lidam com suas finanças. Baseadas em seu  comportamento e hábitos financeiros adquiridos ao longo da sua própria história. Gastar tudo que você ganha, adquirir coisas que você realmente não precisa, afundar em dívidas, aplicar em investimentos de baixo retorno, tudo isso tem a ver com a história que vimos,

Porque?? Justamente por não sabermos qual caminho tomar.!!!! Afinal qualquer caminho leva a algum lugar, não é mesmo?

 Mas a verdade é que sem conhecimento adquirido, sem uma rotina e uma metodologia, persistência e uma direção, este caminho poderá te levar sim a qualquer lugar , mas o mais provável será o de um caminho sem volta, que você poderá se arrepender depois,  justamente porque nunca fez nada a respeito.

Por que será que a grande maioria dos brasileiros enfrentam dificuldades enormes na aposentadoria?  Porque nunca pensaram em poupar para isso e confiaram no sistema público. Eu poderia dar dezenas de exemplos reais sobre consumismo inconsequente, pessoas com dividas muito acima da capacidade de pagamento, vivendo uma vida fora dos padrões.  Vivendo na ilha da fantasia.

 Não devemos nos preocupar com o resultado final da nossa jornada, que será apenas uma consequência (neste caso o dinheiro e sua prosperidade ), mas a  prática consistente de uma rotina de ações adquiridas com um método eficiente, seria o mais importante. Ter um objetivo é o importante!!!. Os seus sonhos de forma concreta,
 Neste caso,  saberemos então qual o caminho certo que deve percorrer. Como fazer melhor?
Se uma pessoa é boa no que faz, certamente ela terá êxito em seu resultado financeiro. E em todas as outras áreas da vida,

Caso opte por não fazer isto, iremos  sempre caminhar na direção da "boiada", enquanto os mais preparados irão no sentido contrário. É o que chamamos de "lógica do mercado". Voce nunca baterá o mercado (seja ele o financeiro, o profissional ou o vivencial) , caso se atrase em uma tomada de decisão ou tenha feito algo sem aplicar uma metodologia, a qual  deveria ser ser sempre baseada numa estratégia consistente.
 Exemplo, aquele cara que tenta comprar uma determinada ação de uma Empresa depois de muitos terem ganhado. O preço já está no topo e  ele quase sempre perderá o que investiu,, De novo, não existiu  aqui  uma metodologia,. Foi simplesmente atrás de conselhos sem noção.E achou que era esperto para bater mercado que é cheio de profissionais com ferramentas poderosíssimas para ganhar e sair na hora certa..

Uma curiosidade comprovada: 80% dos ganhadores de loteria no mundo perdem tudo ao final de alguns anos ou mesmo meses.

Então ai vai mais uma reflexão: "A questão não é ter dinheiro, mas como você lida com o que tem !

Se eduque financeiramente para saber para onde está indo.Faça cursos, leia bastante e tenha uma metodologia. Não seja a Alice!!!.

Pense nisso !!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito sua colaboração ..Muito obrigado