segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A cultura do imediato !!!! Porque é tão difícil planejar suas finanças??


Assistam este vídeo fantástico acima que será o tema da nossa conversa de hoje !!!!

"O império do imediato"

.
O mesmo foi produzido a partir da pesquisa de doutorado de Martin Kuhn e apresentado na banca de defesa realizada no dia 26 de outubro de 2011, na Universidade Metodista de São Paulo.

O que podemos concluir a partir das idéias aqui contidas ?? 

"O tempo já não avança mais. Só o agora interessa. Com a disseminação da tecnologia digital, nos tornamos escravos do presente. Constantemente interrompidos por smartphones, emails e atualizações em redes sociais, perdemos nossa capacidade de planejar e fazer concessões em nome de um benefício posterior. Desorientados, incapazes de dar sentido histórico ao que acontece à nossa volta, vivemos suspensos na urgência do momento, obrigados a dar conta de tudo ao mesmo tempo".

Se você reconheceu alguns dos sintomas descritos acima, não se surpreenda. Afinal, não se trata de uma trama distópica de ficção científica, mas de um diagnóstico sobre o mundo contemporâneo. Quem o faz é Douglas Rushkoff, professor de estudos de mídia na The New School University de Manhattan, colunista de cybercultura do "New York Times" e escritor traduzido para mais de 30 línguas. Em seu último livro, o polêmico "Present shock: When everything happens now" ("Choque do presente: quando tudo acontece agora", em tradução livre), que acaba de ser lançado nos EUA, ele afirma que as mídias digitais aboliram a ideia de amanhã. O tempo deixou de ser um conceito linear para dar lugar a uma espécie de "instante prolongado". A nova estrutura mudou nossa forma de pensar política, economia, ecologia e relacionamentos afetivos. Diz respeito tanto a maneira como acompanhamos as narrativas televisivas quanto a que escolhemos os governantes e nos relacionamos com o meio ambiente.

Outra constatação agora no ramo da música:

O baterista do Aerosmith, Joey Kramer, esteve numa rádio de Massachusetts, nos EUA, promovendo sua nova linha de café.

Disse também que está feliz por ainda poder lançar álbuns com o Aerosmith. "A indústria da música mudou tanto desde que começamos, nos anos 70. Achamos que está um pouco descartável", revelou. "Esses Justins Biebiers, não acho que as pessoas ouvirão suas músicas daqui 15 ou 20 anos. Eles têm seus 15 minutos, e é a isso que se resume a indústria hoje".

O músico ainda acrescentou que isso se deve ao fato de que a música, hoje em dia, fica em segundo plano. "Bieber é um produto das redes sociais. Ele é bem-sucedido, não pela qualidade de suas canções. A música vem em segundo lugar", concluiu.


Na  sociedade atual, tudo é voltado ao imediato e descartável. O próprio prazer tem que ser imediato..O Smartphone que você adquirir hoje, tem uma "vida tecnologica" útil   de 3 a 6 meses no máximo. Eletrodomésticos. computadores, carros, quaisquer bens duráveis enfim,  que funcionavem por anos pela sua utilidade , agora são descartáveis, principalmente pela sua obsolescência , e  ao se danificarem ou perderem a  garantia, não valerá mais a pena o custo do conserto e sim comprar um novo. Justamente porque são produzidos para este fim. São customizados para uma vida útil média  pre definida,. Afinal temos que continuar consumindo a qualquer custo e as industrias precisam lucrar e cumprir suas metas .

Uma frase que sempre cito de um autor fantástico:

"Se nós fóssemos às compras somente quando precisássemos, a INDUSTRIA iria falir" ( Paco Underhill)..

O video acima nos mostra claramente e com propriedade que,  ao contrário do efeito mercadológico que os produtos causavam nas pessoas das gerações anteriores , agora tudo é criado e colocado à venda com a necessidade da urgência : " Vai acabar", "Só amanhã", Corra que a promoçao termina hoje às 23:59".
Antes as Empresas  davam ênfase à qualidade dos seus produtos e seus diferenciais em relação à concorrência. Agora,  como quase todos ofertam a mesma coisa em valor agregado,  a apelação vem da urgência. E com eles, os famosos  "bônus" extras  da oferta.por tempo limitado.

Já reparou que até os profissionais liberais e empresas digitais estão utilizando desta mesma fórmula para vender seus serviços e produtos on line? Dão o sentido da urgência e oferecem bônus extras aos primeiros compradores, como serviços profissionais personalizados,

Revistas, jornais e livros de papel estão condenados ao desaparecimento. Agora temos os e-Books digitais, que ao fim da leitura, não ocuparão mais sua estante.  Serão simplesmente deletados para dar "espaço" no "hard disk" a outros novos. E que voce leia e assimile rápido, porque mesmo as teorias  mudam  a cada instante. O que era regra ontem, vira uam idéia obsoleta hoje. São "toneladas" de informações que circulam diariamente pelo seu cotidiano. Muitas vezes uma contrariando a outra
.
Assim são os seus amigos nas redes virtuais ( leiam "Amor liquido" de  Zygmunt Bauman ) . Assim é o seu tempo.. Descartáveis. Basta apertar um botão e deletar,

Corretores de imóveis vencedores  tem sua técnica baseada sempre na emoção e na urgência imediata (impetuosidade) do promitente comprador : " Tem vários compradores interessados de dar uma resposta ainda hoje". "Amanhã eu ja não posso garantir o preço" Ou seja, se voce ficar de pensar e não assinar na hora voce raramente  vai se decidir por aquele determinado imóvel.  E na maioria das vezes, acaba comprando um melhor, sob a ótica custo/beneficio. Porque não adquiriu nada sob a emoção pura e simples.  Teve tempo de se planejar e raciocinar tudo que deveria.

Devemos refletir muito sobre o que acabamos de ver e ler.. Será  que,  mesmo inconscientemente, não estamos nos comportando como andróides do nosso tempo??

Urge então a necessidade de voltarmos nossos olhos e corações à velha e boa pergunta: Precisamos mesmo disso?? Estamos consumindo o que precisamos?
 Quantas coisas adquirimos, que ao cabo das primeiras e boas impressões ficam esquecidas em algum canto?

E por isso mesmo fica subtendido o por que as pessoas têm  uma restrição tão forte a tudo que possa ser pensado ou adquirido  de forma planejada e com consciência da sua necessidade. A palavra de ordem é o imediatismo. sem moderação. A felicidade tem que ser vivida hoje,, porque não teremos tempo para desfruta-la  da mesma forma em outra ocasião..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito sua colaboração ..Muito obrigado