segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Quais as fases de uma mudança efetiva em seus hábitos financeiros ??

Observem bem a figura acima  !!! Como aprendemos qualquer coisa efetivamente??? 
 O que esta imagem nos propõe é simples!!! :

Noventa por cento do que FALAMOS E FAZEMOS tem a maior efetividade possível numa abordagem prática para o aprendizado. E como isto se aplica ao nosso cotidiano financeiro??

Bem,  eu diria que a receita na teoria é simples, mas na prática não é.

Basta ler um livro, fazer um curso, seja de autoajuda, de educação financeira, coaching ou seja lá o que for, para você realmente logar êxito em mudar seus hábitos e sair de determinada situação que causa algum tipo de desconforto ou embaraço em sua vida ?? 


Certamente a resposta é NÃO.  Somente DEZ POR CENTO (10%) do que lemos, nos lembramos depois de passadas as duas semanas seguintes. Caso a gente ouça ou veja determinada situação desejada, ou o melhor  ambas as coisas, o percentual de aprendizagem sobe para até a faixa dos 50% . É o que chamamos de "aprendizagem passiva". Mas ainda não é o ideal.

O que oferece resultados efetivos  na prática, é FAZER E/OU EXPERIMENTAR  tudo o que falamos e o que acreditamos ser o melhor caminho.  É  o que chamamos de  "aprendizagem ativa"

 Você conhece alguém que teve êxito duradouro ao tentar um regime apenas lendo um livro da moda?  Pode eventualmente até ter um resultado de alguns dias e até semanas, mas não será duradouro e efetivo.

As pessoas que obtiveram êxito em qualquer situação que envolva mudanças de hábito ou mudanças de patamar em qualquer área pessoal , passam geralmente por 3 (três) fases distintas:

A FASE DO CONHECIMENTO : Nesta fase, adquirimos o conhecimento necessário para mudar determinada coisa e chegarmos a determinado objetivo, através da pesquisa, leitura, cursos, palestras, vídeos, etc  

- A FASE DA ACEITAÇÃO: Esta fase, que pode ser precedida por uma fase sabotadora de querer ir adiante, geralmente é a mais difícil de enfrentar. Muitos não conseguem supera-la sem uma boa dose de vontade e mesmo de ajuda externa profissional adequada..É aquela fase onde avaliamos os dois pesos da balança da mudança!!!  E a verdade é que :

 "VOCÊ SEMPRE VAI PERDER ALGUMA COISA AO MUDAR ALGO"

 É impossível você querer manter o" STATUS QUO" anterior tal qual o mesmo se apresentava, ao decidir por uma mudança: seja de emprego, seja a de uma relação afetiva, seja um regime de emagrecimento, seja de qualquer coisa de ordem pessoal, como sair de um labirinto financeiro o qual você se meteu e não consegue mais sair.

 Claro que aqui terá que identificar para que lado pende a balança, e OPTAR com toda sua consciência,  se as novas possibilidades serão suficientemente melhores  para que você abdique de algumas coisas consideradas confortáveis que a situação anterior proporcionava. E claro se perguntar se as novas vantagens superam as perdas advindas da situação anterior ?

Surgem ai todo tipo de perguntas e reflexões Como não poder ir mais no salão toda semana? Não poderei  mais fazer minhas compras  semanais no Shopping?? Vou ter que abdicar de minha empregada diarista que arrumava tudo em casa ?? Não poderei mais ir toda semana em restaurantes de comida japonesa ? Terei que me mudar para um apartamento menor e condomínio mais barato?

.Sim, certamente você terá que abdicar de algumas coisas no principio,  mas ao mesmo tempo que  poderá dormir à noite sem sobressaltos, formar uma reserva financeira para emergências e planejar seus objetivos e sonhos com metodologia  e mudanças de hábitos.  Comprar o necessário e não suprir sua ansiedade em compras descabidas. O que costumo chamar de "INTELIGÊNCIA FINANCEIRA"

 Ou quem sabe até começar uma nova profissão empreendedora com seu antigo hobby.. Não seria ótimo começar a fazer o que realmente gosta?

 "Ao contrário que quase todo mundo que se encontra em dificuldades alega, mudar um hábito financeiro não é se restringir indefinitivamente ao que é bom  ( o que é relativo e muito pessoal)  e ao que nos faz sentir bem. O dinheiro, se usado inteligentemente e como uma ferramenta que é,  poderá fazer toda a diferença em realizar sonhos concretos e viáveis.  A única diferença aqui é a forma e as estratégias de consegui-lo. Com metodologia, disciplina, conhecimento e paciência, Com uma nova postura e mudanças de hábitos"  

 - A FASE DA MUDANÇA  : Ao ultrapassar a fase anterior, e decidido pela mudança necessária, é hora de fazer acontecer. Planejar as ações a partir de um pré diagnóstico. Propor metas.Coletar os sonhos. Orçar e começar a controlar seu orçamento pessoal elaborado a partir de uma realidade pré diagnosticada..
 Abdicar temporariamente de determinadas coisas.
Enfim, fazer as mudanças necessárias para adequação à nova situação. E desde já propor de forma clara os meios  de chegar até os seus objetivos de curto, médio e longo prazos,.

 Aqui deixo  uma reflexão:

"A vida é feita e construida  através de  suas escolhas. E a cada escolha , existe um preço a pagar e um resultado a esperar "


"A qualidade de suas escolhas é que farão a diferença no seu sucesso ou no seu fracasso",

OBS: " A imagem da pirâmide da aprendizagem acima foi obtida do site da CRITERION. a qual agradeço em nome de PHILLIP SOUZA , seu diretor"


2 comentários:

  1. Muito bom. Parabéns.
    Se adaptar as possibilidades é o caminho.Tranquilidade é a melhor receita.
    Camila Mirah.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua colaboração ..Muito obrigado