segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como e Porque Começar a Investir. Realize seus sonhos




A todo momento estamos praticando decisões de investimentos, muitas vezes sem nos darmos conta. O que fazer com nossa mesada quando jovens? Aquele tênis irado ou celular novo de última geração, a roupa da moda, o carro tão sonhado, o supermercado e tantas outras coisas em nosso dia a dia ...


 Bem, estas decisões são calcadas em necessidades e sonhos, mas, na maioria das vezes, são realizadas sem um planejamento e poupança prévios, o que muitas vezes e dependendo do tamanho e frequência, nos faz assumir dívidas que nem sempre podemos assumir. Cartão de crédito e limites aceitam tudo, mas não pagam suas contas.Somente postergam. E o resultado é que muitos sonhos de consumo podem virar um pesadelo.
Sem planejamento, poucas coisas são alcançadas na vida que se sustentem.
Quantas pessoas você conhece que  já disseram “queria muito começar a investir, mas não  tenho  dinheiro nem tempo…” São os motivos que mais ouvimos, para justificar o porquê de não cuidarmos bem do nosso próprio dinheiro.

Sabemos que precisamos sim fazer muito mais para cuidar bem do nosso dinheiro, mas na realidade  nos falta uma habilidade fundamental : a disciplina,  para colocar em prática.

Felizmente, esse problema tem cura  e tudo o que você precisa é de um pouco de compromisso com você mesmo.

Sendo assim,  eis os passos que você precisa entender para começar a investir

1. DEFINA seus objetivos de curto, médio e longo prazos:

Para conseguirmos fazer algo, o mais importante é termos uma motivação. É o que chamamos de objetivos financeiros ou "sonhos". Ninguém é compelido a realizar algo que não esteja inserido com seus objetivos de vida.

Comece a escrever todas as coisas que você deseja conquistar no decorrer da sua vida. Afinal é para isso que você estará investindo. Estabeleça as metas destes sonhos com valor e prazos!

Primeiro pense num sonho de curto prazo (até um ano), depois de médio prazo (até 5 anos) e vá aumentando até chegar na sua aposentadoria, que seria seu sonho de  independência financeira. Seja lá o que você queira, mas que não tem dinheiro para fazer agora, deve entrar nesta lista:

- Viajar no final do ano para  aquela praia paradisíaca;
- Trocar seu carro por aquele modelo mais potente;
- Comprar ou reformar sua casa;
- Casar;
- Ter um filho;
- Se aposentar e abrir uma pousada...

Não se preocupe com o tamanho da lista, afinal o que você está fazendo é justamente estabelecer o que realmente é o mais importante para você. Após concluir esta etapa, você terá claro quais são seus objetivos, seus sonhos, seus estímulos para investir.

2. ENTENDA os diferentes tipos de investimento:

Conhecimento é fundamental!

Para isso é importante que você entenda os diferentes tipos de investimentos de acordo com o risco que seu dinheiro irá correr: é o que chamamos de perfil de investimento conservador, moderado ou arrojado.Faça um teste e veja se você tem apetite para risco. Risco pressupõe volatilidade e voce tem que estar preparado para isso,.
Para objetivos de curto prazo, prefira ativos menos arriscados como a renda fixa ( Poupança, Tesouro Direto (vide meu post anterior), Fundos de Investimentos de curto prazo, CDB´s, etc. Nestes casos, dê preferência a investir em ativos que tenham uma rentabilidade pelo menos superior à inflação para, no mínimo, manter seu poder de compra futura. Observe atentamente as taxas de administração cobradas pelos bancos e a incidência de Imposto de Renda que varia de 22,5%  (para prazos de aplicação até 180 dias) a 15 % do rendimento para prazos acima de dois anos. Cadernetas de Poupança,  Debêntures, Letras de Crédito do Agronegócio (LCA´s)  e Letras de Crédito Imobiliário (LCI´s) não incidem IR.
Para os objetivos de médio prazo, comece a pensar em mesclar renda fixa de menor risco com ativos mais arriscados como Fundos Multimercado ( que aplicam parte do montante em renda variável ou derivativos), fundos índices ou NTN´s atreladas à inflação. E mesmo um pequeno percentual de renda variável.
Para objetivos de longo prazo, comece a investir em ações diretamente pelo Home Broker (plataforma eletrônica pra compra  e venda de ações ), fundos de ações e titulos imobiliários. Ou, se você tiver pouco tempo para conhecer o mercado de renda variável  e seus mecanismos de análise, pode aplicar no que chamamos de ETF´s- Exchange Trade Funds, que são fundos (ex: PIBB11,  BOVA11,  SMAL11) que refletem a rentabilidade média  de uma série de ações que formam determinado indice .O grande beneficio destas ETF´s  é diluir seu risco em diversas ações sem se preocupar em analisá-las individualmente. Seria como comprar uma ação multi setorial e ao mesmo tempo diversificar seu portfólio de açoes  em um mesmo papel.


“Porque você iria investir em algo arriscado?”

Esta é uma pergunta que cabe a você mesmo responder. Quanto mais arriscado o investimento, maior é o retorno potencial que ele poderá dar. Maior a volatilidade . Por isso não pense em investir em ativos de risco com projeções de retirar o dinheiro no curto e médio prazos, porque inclusive você poderá perder capital.
Em geral investimentos arriscados devem ter uma perspectiva de long prazo, já que em longos períodos de tempo costumam superar a rentabilidade dos investimentos mais conservadores.É o que aconteceu justamente com o Ibovespa, que superou de longe o CDI, se você considerar uma faixa de tempo acima de 10 anos

3. ESCOLHA uma corretora de valores, se puder, de gestão independente:

Muitas pessoas investem com base na recomendação do gerente do banco. Infelizmente os gerentes de banco recebem comissões do banco por cada investimento que conseguem “vender” e portanto nem sempre fazem uma sugestão adequada ao cliente.

Para evitar cair nessas armadilhas, é sempre bom ter uma segunda opinião.

As Corretoras de Valores são instituições voltadas para investimentos e qualquer um pode abrir conta em uma corretora do mesmo modo que abre uma conta em um banco.

A grande maioria das corretoras de valores não cobra nada para abertura de contas, e, ao contrário do que muitos pensam, é muito mais barato investir por meio de uma corretora do que por um banco.

Após ter a conta aberta, você terá acesso à uma série de investimentos e plataformas de compra e venda de ativos, e sua nova corretora de valores irá lhe ajudar a escolher quais são os mais adequados. Sempre prefira corretoras sólidas e de renome. Não caia em promessas de fundos super arrojados que rendem uma fábula e depois corram o risco de quebrar. Lembram da FonteCindam?? E aqueles fundos que aplicavam em criação de avestruzes e boi gordo? Não caia em tentação por dinheiro fácil.
Na taxa de juros atual da economia ( de 8,5% a.a) uma taxa média de 1 a 1,5% a.m  ou 15-20% a.a de rentabilidade, já seria uma alocação vencedora.

4. DIVERSIFIQUE seus investimentos

Já ouviu alguém falar de  “não colocar todos os ovos em uma cesta só”?

Em investimentos isso é muito importante: procure sempre escolher investimentos diversificados e diferentes entre si, assim caso um deles não esteja indo tão bem, os outros estarão. Por isso a importância de diversificar com a inteligência de multi cenários.

Você não deve colocar todo o se dinheiro em renda variável por exemplo, embora existam anos em que as ações vão bem, também existem anos em que elas vão mal. São os ciclos que historicamente são bem conhecidos.

O mesmo vale para deixar todo o dinheiro estocado na poupança, na maioria das vezes rendendo menos que a inflação. Caso você não tenha planos de utilizar aquele dinheiro no curtíssimo prazo, investir em algo mais arriscado é uma boa ideia para que no futuro aquele dinheiro cresça mais.


5. SEJA DISCIPLINADO com seus objetivos:

Após começar a investir, é normal que muitas pessoas fiquem animadas e se esqueçam do que as levou a investir em primeiro lugar.

Por mais que seus investimentos arriscados estejam dando muito mais retorno que os mais conservadores, não caia na tentação de colocar mais do que você deve nestes investimentos ".O segredo na alocação de ativos é manter a proporcionalidade constante entre ativos mais arriscados e menos arriscados. Faça seu balanço a cada seis meses e corrija sua alocação conforme sua proporcionalidade anterior."

Por exemplo, uma carteira diversificada e bem balanceada seria :

20% em renda fixa pre fixada (LFT´s por exemplo)
20% em renda fixa pós fixada (que acompanham a CDI/ SELIC)
20% em titulos de inflação ou fundos indice (NTN´s). Vide Tesouro Direto
20% em titulos imobiliários ou imóveis
20% em renda variável (ações ou ETF´s)

Como falei anteriormente, existem fases em que determinadas aplicações  vão bem e outras em que as coisas vão mal. Não deixe estes ciclos atrapalharem seus objetivos e o que você determinou em sua estratégia de investimentos. Mantenha o FOCO.

O importante é ter a DISCIPLINA e uma estratégia clara para seus investimentos. E fazer aportes mensais de no minimo 10% do seu salário. Considere estes aportes como se fossem despesas, para que ja façam parte do seu orçamento mensal.

No longo prazo, o investidor que se dá bem é aquele que foi fiel à suas estratégias e não tomou decisões por impulso.

Boa semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito sua colaboração ..Muito obrigado