sexta-feira, 13 de junho de 2014

O que o Caminho de Santigo nos ensina sobre Finanças Pessoais??

Seja a pé, de bicicleta, a cavalo, vencer as várias opções de trajeto dos chamados "Caminhos de Santiago" tem sido palco e exemplo maior de determinação e superação pessoais há centenas de anos. Não somente pelas distãncias envolvidas, que podem chegar a a mais de 1000 Km através de caminhos das mais diferentes dificuldades e diversidades. mas pelo fato das pessoas que fazem o caminho, e todas sem excessão, terem um sentimento único de superação, determinação conquista. Chegar ao destino, a bela catedral de Compostela com êxito, e duração que pode chegar a mais de 30 dias caminhando, é um feito que desperta os mais variados sentimentos nos chamados "peregrinos" do caminho.   

E porque tantas pessoas, idosos ou até com dificuldades naturais de locomoção,  logram chegar ao destino? Simplesmente porque aqui  existem e estão em harmonia o objetivo, o foco e a fé !!. O que eu chamo de estar em "OFF" plenos , Imersos em chegar ao destino, independentemente da dificuldade ou da duração.


O mesmo acontece com pessoas que procuram chegar ao cume do Everest!! Porque fazem isso? Para que correr tantos riscos? Não nos parece uma loucura sem  sentido numa primeira análise? Muitos morrem tentando, mas todo ano, dezenas de pessoas pagam uma fortuna e tempo preciosos para o mesmo objetivo. Estar em "OFF" pleno. Por que as pessoas de sucesso tem tanta necessidade em superar limites ??

Curiosamente e coincidentemente, o termo "off"em inglês, quer dizer "desligado", E para que possamos chegar a uma determinada situação projetada com sucesso, precisamos antes de qualquer coisa nos desligarmos ( ou o melhor desfocarmos!!) das dificuldades que encontraremos naturalmente em nossa trajetória (com o devido planejamento prévio é claro),  Se focarmos nos problemas e nos riscos, certamente desistiremos na primeira tentativa. Devemos sim escolher as melhores alternativas para superarmos as dificuldades, mas o foco sempre será o destino, seja o cume do Everest, a Catedral de Santiago De Compostela  ou o seu próprio.

"Em ultima instância devemos focar primordialmente no destino projetado. E o importante. Com fé!!!  Que  independentemente de ter ou não um caráter religioso, nos remete com determinação ao objetivo proposto. A fé é antes de tudo, um gatilho mental que nos fortalece em todas as situações de vida"

O mesmo acontece com nossas Finanças`Pessoais e aí que eu gostaria de fazer a correlação!!, Por que a maioria das pessoas não logram sucesso financeiro e prosperidade plenas em sua vida?  Cito alguns pontos a seguir para esclarecer meu ponto de vista : 

- A  maioria das pessoas não sabem quando e nem onde querem chegar, e na maioria das vezes nem pensam nisso. Passam a vida trabalhando, vivendo a rotina e gastando o que ganham sem um minimo planejamento. Não existe um objetivo claro a ser perseguido. Nem um prazo a atingir.;

- A maioria das pessoas não tem foco ao ganhar e gastar dinheiro. Justamente por não ter um objetivo. Não possuindo foco, consequentemente não adotam estratégias nem planejamento de suas ações financeiras, Geralmente não sabem nem procuram poupar para consumir e investir bem. Gastam todo o seu dinheiro entre sobrevivência e consumismo  sem consequências ; 

- As pessoas só lograrão êxito em alguma coisa, caso tenham fé e acreditem que chegarão a um determinando objetivo a qualquer custo. Aqui não interessa a crença nem o sentido religioso da palavra. E sim a determinação de acreditar em algo que nos toca e nos é  importante. A inspiração !!! Geralmente as pessoas são imediatistas,  E adotam nas maioria des vezes crenças limitantes ao seu sucesso, tais como as que já ouvi de muitas pessoas : 

Sou pobre e não tenho como poupar!!.
Não sobra nada no fim do mês!!
Não tenho tempo nem dinheiro para investir em conhecimento!! 
Não sei investir porque confio no meu gerente e ele faz isso por mim!!! 
O importante é viver o agora. O futuro pertence a Deus!!!!

Eu acredito que uma vida sem uma missão pessoal e objetivos claros de prosperidade, seria uma vida desprovida de um sentido maior. Não defino prosperidade como riqueza monetária pura e simplesmente; "mas em um sentido maior de conforto, a não dependência, capacidade de criação, capacidade de realização, trabalho prazeiroso e relacionar-se bem com os outros e consigo.. E neste sentido, objetivar uma situação financeira saudável é importante e mesmo essencial!!!

Todos devemos saber o que queremos e sonhamos. Todos temos o potencial necessário para chegarmos a algum lugar. Que é muito particular de cada um.. E com fé, estratégia e determinação, perseguir nossos objetivos. Que podem ser de curto, médio ou longo prazos ou mesmo os três, o que seria o ideal !!! Quanto maior a prosperidade financeira, maior a possibilidade de sermos felizes em termos pessoais. Somos o que pensamos e atraimos..

"Não é o dinheiro que traz felicidade mas é a felicidade ( de ser, de estar e objetivar)  que atrai o dinheiro"


Pense nisso !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito sua colaboração ..Muito obrigado