segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Afinal o que é ter Independência Financeira. ?? Os Verdadeiros Ricos Moram ao Lado

http://www.coachfinanceiro.com/wp-content/uploads/2015/03/independ%C3%8Ancia-financeira-blog.jpg
Se eu  perguntar a um grupo de pessoas aleatórias, o que seria independência financeira  , certamente irei ouvir respostas como  liberdade, segurança, estabilidade, prazer, gastar no que puder.

Bem, certamente estas respostas  não estão erradas, mas observem que todas elas tem  haver com o que o dinheiro pode proporcionar e não o que é independência financeira. 

Desde pequenos somos "moldados" por uma série de crenças e valores, tanto pelo meio em que vivemos, quanto pelas pessoas com as quais convivemos. Adquirimos nossa formação de caráter e personalidade desde muito pequenos, através de mensagens e exemplos experimentados em nossa casa, escola e no ambiente que frequentamos. Desde cedo, somos  bombardeados com regras, dogmas, hábitos, princípios religiosos, castigos, prêmios  e outras tantas situações que nos levam à formação  de um senso do  que é importante  e o que são prioridades em nossa vida. E que nos acompanhará em todas as situações cotidianas a que seremos expostos.
 E que fundamentalmente nos levará a uma vida de prosperidade ou fracasso. Conceitos de segurança. medo, baixa auto estima, aversão ao risco, são exemplos destes princípios norteadores.

"Somos exatamente o que acreditamos ser  E nossas limitações ou percepções são impostas por nós e nossos modelos."


Thomas J. Stanley e Willian D. Danko, dois dos mais respeitados estudiosos sobre  riqueza , em seu livro "The Millionaire Next Door: The Surprising Secrets of America's Wealthy" contam  histórias sobre as pessoas mais bem sucedidas dos Estados Unidos.  
Segundo os autores, a maioria das pessoas têm um conceito totalmente errado sobre saúde financeira e como é construida. Conforme inúmeras pesquisas, raramente riqueza é oriunda de herança, boa formação acadêmica ou até mesmo somente de inteligência.. Riqueza é mais frequentemente o resultado de trabalho árduo desde cedo, hábito de poupar, saber investir bem, e capacidade de "alavancagem" financeira rápida, sabendo levar uma vida sem ostentações desnecessárias.
  
A maioria dos verdadeiros milionários pechincham na hora de comprar e pasmem, compram carros usados​​. Criam os filhos de forma tal, que muitas vezes, até mesmo desconhecem a riqueza de sua família até quando adultos, e, acima de tudo, rejeitam grandes estilos de vida, os quais geralmente associamos com pessoas ricas.  
Na verdade, os milionários chamativos  e "glamurizados" pela mídia, representam apenas uma pequena fração de ricos da América. A maioria não vive em Beverly Hills ou na Park Avenue - eles moram ao lado.
Quase a totalidade dos norte americanos realmente ricos ( a exemplo de outros paises), tem uma coisa em comum e aqui chegamos à conclusão do que é ter independência financeira:
Praticamente toda sua renda é derivada de investimentos bem sucedidos, que lhe rendem juros, dividendos, royalties, proventos da aposentadoria planejada, aluguéis e lucros em  transações correntes. Ou seja, nenhum deles depende do trabalho ativo para levar uma vida confortável. É o que chamamos de renda passiva. A maioria tem os três fatores essenciais à felicidade que são a disponibilidade  e bom uso do  tempo,  energia em alta e dinheiro suficiente para sustentar seu modo de vida sem exibição e preocupação em mostrar fortuna.  Derivados de crenças e valores primordialmente da prosperidade. 

"O Pensar rico".


O dinheiro em si e isoladamente não irá trazer felicidade com certeza.  Felicidade é um estado de ser e viver. Fazer o que gosta. Estar cercado de pessoas que ama. Saber usar o tempo de forma sadia. Estar realizado com a própria vida,  Com a criação de um projeto pessoal. E isto só será possível com a tríade tempo, energia e dinheiro.

Então, para você que acredita que somente ter um bom emprego é sinônimo de independência financeira, reveja seus conceitos.Você poderá perdê-lo a qualquer momento. Poderá adoecer de repente.Use desta oportunidade, hoje, para fazer dinheiro com inteligência.
  
Comece a fazer cursos sobre investimentos, leia e veja mais programas sobre economia e finanças. Aplique parte de seu salário como hábito e mensalmente  em boas oportunidades, que resultarão bons rendimentos no futuro como ações,bons imóveis, empreenda algo que tenha um dom... É o que chamamos de "alavancagem financeira". Resultados virão em prazos bem menores que imagina, caso faça boas escolhas. Não faça dividas de longo prazo que comprometam quase todo seu rendimento atual. Planeje-se antecipadamente para adquirir algo que deseje e somente o que realmente precise e tenha uma utilidade razoável. Opte por comprar à vista com desconto sempre que puder. Pechinche. Arrisque-se.
  

"Concluímos que ter independência financeira é resultado de um projeto de vida estruturado, planejado e vivenciado. Quanto mais cedo começarmos a construi-lo, melhor. Mudança de crenças e valores limitantes serão essenciais no seu intento. Não o resultado  de um sonho simplesmente".





2 comentários:

  1. Muito obrigado Jônatas,, Espero sempre produzir mais artigos que agreguem valor aos leitores. um abraço

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua colaboração ..Muito obrigado