segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Seja um empreendedor de seu dinheiro. Por onde começar??

Hoje  começo a postar uma série de artigos que tem como tema o empreendedorismo de seu dinheiro. E que é o pilar principal do meu novo livro a ser lançado brevemente : "1000 Coisas que Voce Deve Saber Antes Que Fique Pobre:Como empreender seu dinheiro com sucesso".

Para iniciar esta série achei uma mensagem do Eduardo Shinyashiki que tem tudo a haver com nosso propósito:

"Nada é mais desafiador do que viver de acordo com nossos sonhos, assim como nada é tão emocionante do que criar objetivos na mente, antecipando-se ao futuro, para, assim, colocar em prática as ações que nos aproximam da concretização da realidade imaginada.

As metas são desejos, aspirações e sonhos colocados a longo prazo, pois o ser humano consegue, por meio do pensamento, projetar-se no tempo. Ele é capaz de ver a situação do presente e imaginar como poderia ser lá na frente, de ver aquilo que ainda não existe e ainda possui capacidades e qualidades para suportar as adversidades e superar os obstáculos, com determinação, força de vontade e foco, sempre acreditando em uma visão e em contínua direção aos objetivos.

Porém, para isso, é preciso olhar internamente com honestidade, sem ilusões, consciente de que a vida tem muitas variáveis que se movimentam ao mesmo tempo. É sempre bom lembrar que o ponto sobre o qual temos mais conhecimento e responsabilidade é o de nós mesmos, então, assumir o compromisso pelo que se quer representa uma bênção.

E explico o porquê. Só assim, é possível reconhecer as aspirações e fazer os ajustes necessários para ir ao encontro da própria verdade, dos propósitos e projetos. Para se ter um futuro de sucesso, é necessário um tipo de planejamento flexível, que considere que no caminho possam existir incertezas e riscos, consciente de que a vida é mudança e transformação, exigindo contínuos processos de readaptação e inovação.

Para conquistar isso, um dos itens essenciais é desenvolver o olhar de “dono do negócio”, de empresário do próprio projeto de vida, ou seja, definir de maneira transparente essa visão e ter um plano de ação para torná-la real.

Às vezes, além de não se ter clara a meta para os anos que estão por vir e onde o trabalho entra nesse plano, não se tem definidos a direção e o real significado daquilo que estamos fazendo. Na verdade, a falta de autoprojeção no futuro comporta ações sem resultados, confusão e estresse. Por isso, estabelecer um norte é uma ferramenta poderosa que está em nossas mãos para ser usada.

Finalizo aqui com uma importante mensagem: buscar o entendimento de qual é o caminho de vida que se deseja viver permite ter consciência das ações necessárias para agir de acordo com o percurso escolhido. Vá em frente!"


* Eduardo Shinyashiki


Porque empreender o seu dinheiro?? Assim como em uma Empresa, voce precisa ser um gestor competente para gerir o seu dinheiro de forma assertiva, Esqueça aqueles conselhos que lemos diariamente nas dezenas de sites de educação financeira sobre  simplesmente poupar um determinado valor todo mês  na caderneta de poupança ou renda fixa, e depois de 30 ou 40 anos ter um montante suficiente para ter uma vida confortável. Claro que é muito melhor fazer isso que fazer nada, mas sem noções de planejamento, tipos de investimentos, estratégias de alocação e realocação de carteira,  habilidade de tomar decisões  de risco, conhecimento do mercado e acompanhamento de suas aplicações e investimentos, dificilmente voce vai conseguir  resultados  compensadores e conquistar a tão sonhada independência financeira plena.,.


Para falar deste importante tema , eu acredito que o mais importante foi minha experiência pessoal com investimentos, desde os meus 18 anos, quando comecei a receber um salário no meu primeiro emprego. Engenheiro por formação, fiz muitos cursos curriculares e extra curriculares sobre gestão e administração financeira, trabalhei quase toda a a minha vida nas áreas de planejamento técnico e estratégico de grandes Empresas, mas. as lições que mais me ensinaram, foram meus acertos e fracassos nas estratégias que experimentei. E nada mais rico que compartilhar  minha experiência prática neste mundo das finanças pessoais.

Para começar a ser um empreendedor de seu dinheiro , comece antes de qualquer coisa a descobrir  suas crenças e valores quanto ao uso que faz da sua renda, de qualquer fonte que seja. Voce não teria uma forma de ganhar mais? Sobra alguma coisa no final do mês para aplicar? Gasta muito em supérfluos e artigos da moda? Tem algum interesse em pesquisar preços antes de comprar? Tem a idéia que dinheiro ganho é dinheiro gasto? Compra a vista ou a perder de vista? Controla suas despesas diárias e faz uso de uma planilha de orçamento de receitas e despesas?

Quebrar crenças e valores  limitantes e sabotadoras, (que são o resultado de anos de maus hábitos e maus exemplos),  não será facil, mas é fundamental na sua busca por resultados, Ao mesmo tempo, fortaleça as suas crenças positivas. O importante é voce se conscientizar quais hábitos te atrapalham e quais te fortalecem. Adapte os seus valores e crenças a seu favor e esqueça o que te limita como o medo, compulsão por aceitação, auto limitação, desorganização e/ou  segurança extremas. No mundo dos bem sucedidos, adquirir uma certa disciplina e correr riscos calculados, sabendo o que esta fazendo, são parte de uma estratégia vencedora.

Passada esta abordagem ( se for complicado, procure os serviços de um profissional de coaching financeiro que vai te ajudar ), comece a montar sua estratégia, a partir de um planejamento da sua vida financeira . Estabeleça  metas de gastos, corte supérfluos e estabeleça claramente onde quer chegar. Quais seus objetivos de curto , médio e longo prazos? Escreva claramente qual o prazo e o valor que pretende ter para alcançar determinado objetivo. Vamos fazer um plano de ação concreto e eu vou te orientar como.

Independentemente dos seus objetivos de curto e médio prazos, como por exemplo adquirir a casa própria, casar , fazer um curso superior ou uma especialização, um veiculo ou uma viagem , sempre estabeleça um objetivo "master":  Como construir sua  independência financeira!!!!. Ou seja; em que período de tempo você pretende ter a renda passiva necessária ( renda advinda de dividendos, previdência, aluguéis, juros, pro labore, rendimentos em geral) para que os  ativos que você ir adquirindo ao longo do tempo, trabalhem por você para sustentar seu estilo de vida.
Entenda que a expectativa de vida  das  pessoas é cada vez maior, e quanto mais cedo você se preocupar, mais célere você poderá pertencer ao seleto grupo que trabalham por prazer e não por necessidade.

Ao longo desta série de postagens sobre empreendedorismo do dinheiro, vamos ir abordando cada uma das variáveis que devem compor seu planejamento e ao final, você terá todas as ferramentas e conceitos necessários para se tornar um gestor vencedor. Com sucesso e felicidade pessoal.

Na proxima semana abordaremos como fazer um mix de investimentos adequados a cada horizonte de resgate, sempre abordando  independência financeira como seu objetivo master;






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço muito sua colaboração ..Muito obrigado