quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sintomas e Remédios: O que aprendi investindo por 40 anos !!!!! Parte 1

No mês do meu aniversário, resolvi contar a vocês um pouco da história da minha vida e fazer uma espécie de "revival" do que fiz  certo ou errado relativo à minha epopéia financeira. Claro que com os olhos da minha experiência de vida e conhecimento atuais.. Não que eu seja famoso ou minha vida tenha importância para muita gente, Afinal não sou nenhum "Pop Star" nem trabalho na Globo. Não fiz nenhuma musica do Tchan nem fiz dupla sertaneja. Mas tocava baixo e teclado numa banda caseira chamada "The Alligators" (´Os Crocodilos", ) que infelizmente não fez sucesso nas paradas. 

 Mas experiência, meus amigos, não se compra na esquina nem se aprende em cursinhos milagreiros de final de semana,.  Então, passei a acreditar que repassar experiência prática seria minha missão de vida, E isto que estou fazendo agora, com a ajuda da minha consciência e talvez com a aprovação do Santíssimo. E espero que também de vocês, meus caros leitores.


 Eu venho estudando alternativas e  aplicando  meu dinheiro  desde os meus dezessete anos, quando recebi o salário do meu primeiro emprego nas Editoras LTB,  Claro que à época, meados dos anos 70, eu mal conseguia economizar para aplicar em algo, ja que, além de ganhar pouco, existiam poucas opções de investimentos naqueles tempos. Pelo menos a um simples mortal. Aplicar em ações então era uma coisa inantingível para um jovem latino americano sem dinheiro no bolso. Caderneta de poupança (sim, eram cadernetas de papel mesmo, juro!!!) é o que me lembro. Tudo era feito e anotado manualmente na boca do caixa, sem as atuais facilidades da internet. Existiam poucas informações naquele tempo e pior: Não existia o Dr Google para ajudar!!. Não se falava em educação financeira no planeta Terra.

Ganhava pouco mas ao mesmo tempo achava o máximo ter meu próprio dinheiro para fazer o que bem entendia. Mas sempre fui responsável ao extremo  Até demais.  Disto me arrependo um pouco !!!. Hoje percebo que uma certa dose de irresponsabilidade bem dosada é essencial  para seu bem estar. Levar tudo muito a sério na vida, não vai te ajudar nem um pouco  a ser uma pessoa melhor em termos de felicidade. Precisa de um certo grau de desprendimento para ter sucesso na vida!!! .Invariavélmente, o rigor extremado consigo mesmo, vai te levar a ser uma pessoa ansiosa e na maioria das vezes medrosa, por optar sempre por segurança em tudo. O que certamente vai atrapalhar nos bons investimentos. Arriscar com sabedoria é um ato milagroso no longo prazo.  Eu confesso !!!!

Com os outros empregos que fui galgando ainda na capital mineira, comecei a investir em CDB no  extinto e saudoso Banco Real. Uma oportunidade melhor para meus rendimentos, pois houveram épocas que a inflação era dramática e se você não aplicasse em ativos que a superassem em rentabilidade,  seria como correr atrás do próprio rabo. E esta foi minha segunda grande lição:. Nunca aplicar em ativos que rendem menos ou igual à inflação . A exemplo dos milhóes de brasilleiros que investem na poupança. Se renda fixa, procure sempre rentabilidades liquidas  acima do CDI ( mais ou menos a taxa SELIC) . Tesouro Direto é uma ótima opção e muito facil de investir.Discutiremos estes pontos com mais detalhes em outra ocasião.

Em 1979, com uma entrada e um belo financiamento de 36 meses no Banco Safra , comprei o meu primeiro carro. Um belo e possante FIAT 147 de 950 cilindradas, O "Must" na era dos Fuscas. Chegava a inacreditáveis 130Km/h.Mas errei numa coisa!!,. Com o financiamento, o carro acabou me custando o dobro do valor à vista. Poderia ter adquirido um belo Opalão zerado pelo valor final.. Eu deveria ter aprendido a lição já naquele tempo: Fuja dos juros como do diabo!!!!. Poupe, antecipe e planeje seus gastos para comprar sempre à vista!!!!. Os juros só são bons quando usados a seu favor, ou seja : Investindo bem!!!
 Cálculos baseados em um consumo médio de uma população em uma cidade de grande porte, admitem que voce pode gastar até 40%  do que você ganha em juros e taxas durante sua vida, sem agregar valor nenhum aos bens adquiridos,. Ou seja, dinheiro literalmente jogado no lixo !!!.

Ja formado em engenharia e trabalhando numa estatal em Porto Alegre, em meados dos anos 80 fiz minha primeira viagem internacional para a Florida, A terra da magia!!! Sim. eu já era mais esperto  e para economizar e depois de muita pesquisa, paguei tudo à vista antecipadamente e fretamos um 707 da Linhas Aéreas Bolivianas (LAB) com escalas em Santa Cruz de La Sierra e Panamá que estava em revolução ( foi chocante a escala na capital panamenha com soldados de metralhadora no saguão).. Eu e mais 2 colegas em quarto triplo, Depois de umas 18 horas de vôo e escalas digamos meio " aterrorizantes", chegamos finalmente ao destino: felizes e cansados!!!. O problema inicial foi saber arrancar o carro automático que alugamos (nunca tinhamos dirigido um) e saber que o quarto que tinhamos reservado na Collins Ave. só tinha 2 camas de casal, Tivemos que jogar na "purrinha "quem dormiria juntos e eu ,felizmente ganhei a aposta e agarrei minha cama single..
 O problema maior que enfrentamos foi um dos meus amigos meio "fora da casinha", insistir em fotografar fazendo pose com os 3 "xerifes" rodoviários que nos abordaram na estrada a Orlando por excesso de velocidade de nosso Dodge alugado.e claro, pelas nossas caras barbadas de latinos "cucarachas". Quase fomos presos por tal desacato.  Mas o pior estava por vir. Ao final da viagem, embarcamos em um cruzeiro para as Bahamas em um dia chuvoso ( pobre sempre tem esta sorte).E acreditem se quiser!!! Passei mal a viagem toda com o enjôo do mar..,E perdi o jantar do capitão vomitando na cabine.  Ninguém tinha me falado de uma coisa chamada Dramim.Mas enfim, depois de muitas aventuras na Terra do Nunca, tudo saiu a contento..
 Uma lição aqui aprendida : Faça bastante pesquisa antes de adquirir qualquer coisa que seja. Mas não faça pesquisas apenas do valor mais barato, mas de todas a condições e "entrelinhas" das condições ofertadas. Por exemplo, um suposto ar condicionado pode ser mais barato numa determinada loja, mas se você agregar o eventual frete, ai some a diferença. Fique esperto.
 Ou seja, sempre opte pelo melhor custo-benefício ao adquirir um produto. Deve economizar muito dinheiro e muita dor de cabeça futura. Lembre que o mais barato nem sempre será o mais vantajoso em termos de satisfação pessoal. Não existe milagre na prática.

Na parte 2, semana próxima continuaremos esta saga,  quando comecei a aplicar em ações. Neste caso muitas lições aprendidas, E mais aventuras vem ai.

Te vejo lá..

Um comentário:

  1. Muito legal repassar suas experiencias.Pelo menos atualmente, temos a chance de poder compartilhar parte de quem se dispoe a repassar coisas de nosso interesse.Fica mais fácil planejarmos nosso intento parecido com o que outros viveram.
    Um abraço e obrigada, amigo Jaques

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua colaboração ..Muito obrigado